terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conheça o Programa Biblioteca e Educação

Programa Biblioteca e Educação é uma iniciativa de formação em serviço, da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, envolvendo profissionais responsáveis pelas ações pedagógicas e culturais de sua rede de bibliotecas escolares. Participam da formação bibliotecários, agentes e auxiliares de bibliotecas escolares, professores, coordenadores e demais técnicos de nível superior e médio da rede municipal de ensino.

As ações do Programa articulam-se em torno de cinco eixos temáticos: a pesquisa escolar; as linguagens e as práticas culturais; a memória local; as relações e a posição da biblioteca escolar nos circuitos culturais (bibliotecas públicas, museus, centros culturais e outros); a elaboração e implementação de projetos pedagógicos pela biblioteca escolar. Cada eixo temático, por sua vez, é desenvolvido a partir de quatro linhas de ação: oficinas, seminários, publicações (Coleção Biblioteca e Educação) e plataforma virtual (e-REBI).

Realizado em cooperação com a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FAFE), o Programa foi concebido e é acompanhado por pesquisadores do Colabori (Colaboratório de Infoeducação), do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Edmir Perrotti.

Programa Biblioteca e Educação teve início em abril de 2011, com duração prevista até dezembro de 2012. Suas ações formativas são flexíveis, ajustando-se às demandas de cada segmento delas participante. Em decorrência, conteúdos, abordagens, modos de acompanhamento, cargas horárias são diferenciadas e especiais para cada grupo. Além de instrumentalizar em práticas profissionais envolvendo a biblioteca escolar, oPrograma Biblioteca e Educação objetiva, especialmente, a socialização dos profissionais nos quadros de produção de conhecimentos de sua área de atuação, tomando-os, nesse sentido, como sujeitos que participam afirmativamente da cultura da informação.



Veja mais no site: http://bibliotecaeeducacao.pro.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário